quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tecnologia e redes sociais como ferramenta para vender imóveis.

A Internet é o meio mais utilizado para buscar empreendimentos imobiliários em São Paulo. De acordo com estudo realizado pelo Google Brasil e divulgado pelo Secovi-SP, 1,9 milhão de internautas fizeram buscas por apartamento na Internet ao longo de 2008, período e m que a palavra “imóveis” foi buscada mais de 5 milhões de vezes. Os consumidores estão cada vez mais conectados, seja via celular, redes sociais ou Internet.

Aproveitando a tendência de negociações digitais e buscando aproximar-se dos hábitos dos consumidores, empresas do setor começam a apostar em tecnologia para vender imóveis. “A Internet ajuda nos lançamentos e até na queima de estoque”, diz Marcela Ferreira, executiva do Google Brasil para o segmento imobiliário. “Não há distinção de classe social na web e até quem procura produtos do programa Minha Casa, Minha Vida usa a Internet”. Internet e celular – A Cyrela Brazil Realty acaba de anunciar a primeira venda de uma unidade por mensagem de texto (SMS); a unidade foi comercializada a partir de um SMS enviado por um cliente para o código encontrado no anúncio do produto.

Em fevereiro, a Tecnisa concretizou a primeira venda de imóvel iniciada por aplicativo do iPhone. A imobiliária Coelho da Fonseca criou uma Diretoria de Canais para gerenciar toda a comunicação da empresa no ambiente digital – Internet, Intranet, Mobile e diálogo com o cliente. “Embora os anúncios em jornais ainda sejam a mídia tradicional no setor, grande parte da pesquisa de imóveis feitas por potenciais compradores acontece por meio da Internet”, diz Allan Fonseca, diretor de Canais da empresa.

No ano passado, 30% dos imóveis comercializados na capital paulista pela Coelho da Fonseca tiveram a venda originada por meio de interação no site da empresa e em 2010 esse volume tende a crescer ainda mais. Um dos motivos atribuídos ao sucesso da comunicação do setor imobiliário na Internet, segundo o estudo do Google Brasil, é a grande oferta de textos, vídeos, fotos e outros detalhes, como a localização e os serviços da região do imóvel, fatores que ajudam na tomada de decisão. “O setor imobiliário aproveita muito pouco os recursos da Internet para divulgar sua produção, mas apesar da baixa utilização, os usuários pesquisados em 2008 lembraram de pelo menos um anúncio relacionado a imóveis. Precisamos aproveitar isso”, observa Marcela.

Redes sociais – Para divulgar ofertas e notícias do setor a um público interessado, construtoras, incorporadoras imobiliárias investem em relacionamento marcando presença nas redes sociais, em especial, no Twitter, mídia que teve um crescimento de 456% entre acessos únicos em abril de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O sucesso das redes sociais já pôde ser comprovado na prática pelo setor. Em maio, após uma promoção enviada para mais de 500 seguidores no Twitter, a Tecnisa fechou a venda de um apartamento de R$ 500 mil, no Alto da Lapa (São Paulo/SP). Para acompanhar as novidades das empresas no Twitter, siga: @Tecnisa, @coelhodafonseca, @cyrela, @Gafisa, @tendapontocom.

Cinema – Outra mídia que tem ganhado espaço entre as empresas do setor imobiliário é o cinema. “O cinema é uma mídia que interage diretamente com o público. As pessoas saem de casa para vivenciar a experiência, o que abre uma oportunidade para atingir aquela pessoa no momento em que ela está mais concentrada na mensagem”, diz André Porto Alegre, diretor comercial da Circuito Digital, empresa especializada em cine-publicidade que acaba de firmar uma parceria com a Vídeo Imóvel para divulgar oportunidades de compra e venda de imóveis nas telas dos cinema, com projeção digital.

A parceria consiste na exibição de filmetes publicitários com os principais lançamentos da Vídeo Imóvel. As veiculações tiveram inicio no primeiro fim de semana de maio no Kinoplex Itaim, Zona Sul de São Paulo, para divulgar os lançamentos imobiliários do bairro. Para os próximos anúncios há planos de direcionar a divulgação às regiões do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São José dos Campos, em São Paulo.

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